sábado, 2 de junho de 2012

Apresentação dos poetas que participaram do I Concurso LínguA'fiada de poesias


&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*
Apresentação dos poetas:
&*&*&*&*&*



Nota: Infelizmente o poeta Reyú Maôro
não respondeu à solicitação de revelar seus dados
 e não enviou nenhum depoimento.
 Já o poeta Scott B. Coffe,
 autorizou a revelação dos seus dados,
 mas também não envio o depoimento.


&*&*&*



J

Nome: Jorge Luiz dos Santos
Idade: 59 anos
Cidade onde moro: Rio de Janeiro
Local de Nascimento: Aracaju-Se.


Já participei, por duas vezes de um sarau de poesias e, agora pela primeira vez participei de um concurso.
Os comentários dos jurados, críticas ou elogios, foram de grande importância para o meu progresso poético.
Gostaria que as notas mais baixas, também fossem postados comentários por parte dos jurados, aí, eu poderia tirar proveitos didáticos com os julgamentos.
Quanto aos concorrentes, eu só tenho elogios para cada um, sem destacar A ou B, cada perfil poético postaram versos de arrepiar, todos merecem aplausos de pé.
A organização do concurso, fluiu com uma harmonia de dar inveja. Todo esforço dispensado, eu tenho certeza que foi premiado com um legado de maravilhosas poesias.
Um grande abraço para todos.



&*&*&*



ERATO POETA


Nome: Rodrigo Ribeiro
 Idade: 30 anos
Cidade: Belo Horizonte- MG


Como um poema, qualquer evento da vida está sujeito a desencontros, a atropelos. Nada é perfeito. Se o fosse perderia o sentido. Penso que participar desse concurso foi para mim muito válido. Poder colocar em julgamento os meus versos e ver que tenho muito a aprender e ver que por outro lado sou suficientemente bom para me enamorar cada vez mais das palavras. Quanto aos julgamentos, creio que foram feitos conforme a subjetividade desenha. Cada comentário, um olhar. É claro, que queremos sempre para nós o melhor elogio, a melhor nota. Ganhar talvez não seja a prioridade nesse “certame”, palavra que muitos jurados usaram no decorrer desse processo. Contudo, o certame é sempre meu. São sempre meus os dissabores e a doçura de escrever.



&*&*&*




ANDRADE


Nome: Lohan Lage Pignone
Cidade: Trajano de Moraes – RJ
Idade: 22 anos



O concurso Língua Afiada de Poesia foi, para mim, uma experiência literária singular. A minha participação nesse certame é curiosa: eu sou o idealizador e um dos organizadores do Concurso de Poesia Autores S/A – um concurso que possui um molde semelhante a este (disputa semanal, envio de poemas com prazo, etc.). No concurso do Dante eu, que outrora só “comandava” os poetas participantes, vivenciei na pele toda essa rotina, essa adrenalina e posso confessar: é delicioso disputar um concurso de poesia, sobretudo quando os demais poetas apresentam poemas de níveis altíssimos.
O Dante conduziu este concurso com mãos e alma de poeta: respeitando a sensibilidade, que deve ser inerente em todo trato com o ser humano; a disciplina e a ética, que é fundamental para a credibilidade de um concurso. Ele, que se destacou no concurso que organizei no ano passado, conquistando a segunda posição, hoje me propiciou esta maravilhosa oportunidade de divulgar meu trabalho e ser avaliado por jurados competentes e polêmicos (no bom sentido).
Muitos se queixam: “ah, escrever poema por encomenda é horrível, não presta”. Poetas, não critiquem este tipo de concurso! Tenham certeza de que a proximidade que vocês podem criar com a poesia, digo, a poesia-matéria-prima-de-sua-alma, será única e assaz significativa para todo o resto de sua vida. Se você for um poeta de verdade, de nascença, de carteirinha, você exala poesia. E por que não seria capaz de escrever um poema em uma semana? Uma semana é pouco tempo para quem não concede seu tempo para aquela que pode transformar todos os tempos sendo atemporal: a poesia.
Durante o concurso, me apaixonei por todos os poetas, com destaque para Turrinha (grande adversário e amigo, com certeza!), Erato Poeta, Scott B. Coffe, Bené e Annie. Esses poetas escreveram não somente para vencer o concurso, mas para entrar na história. Posso dizer, por fim, que disputei com gente grande.
No mais, agradeço ao Dante e a todos os jurados pela iniciativa e pelos esforços concedidos em prol deste concurso. Perdoe a minha deficiência sintética, Dante, rs. Grande abraço!



&*&*&*



TURRINHA


Nome: Francisco Ferreira
Cidade: Betin – MG
Idade: 43 anos


O Concurso foi fantástico excetuando-se o desrespeito de alguns jurados pelos organizadores e concorrentes. Falo daqueles que não enviaram suas notas e comentários no prazo. "Cada um sabe onde o calo lhe aperta", mas "palavra dada, vida empenhada"!

Para quem não conhecia o FNV "de outros carnavais", sua sinceridade cortante que beira a arrogância, pode assustar, no entanto, obtivemos dele e do Asth dicas valiosíssimas, que certamente nos fará melhores poetas.

A organização foi impecável, em todos os sentidos e os concorrentes de alto nível, orgulho-me de chegar a última rodada ainda com chances de ser vencedor.

Pena que chegou ao fim e ficamos, todos nós, com as "gratificações e frustrações no uso da palavra e do silêncio!" (Ítalo Calvino).




&*&*&*



ANNIE ALEXANDRE GUERRA


Nome: Marina de Carvalho Oliveira
Cidade: Aracaju – SE
Idade: 18 anos


-> Como marinheira de primeira viagem em concursos, a experiência do Língua’Fiada foi desgastante e prazerosa! Uma pena que o meu navio afundou nesse percurso! Annie A. está cansada de Guerra...



&*&*&*



SOFIA AMUNDSEN


Nome: Frederico Graniço de Faria
Cidade Rio de Janeiro – RJ
Idade: 24 anos


Agradeço a oportunidade e a ótima organização do Dante neste evento inter-cibernético-poético - rico e divertidíssimo!

Agradeço muito aos jurados, ao carinho e atenção com os textos. Aos demais poetas participantes, pela possibilidade do contato com os belos estilos.

E como crítica, acho que a avaliação na primeira leva de poemas do "certame" foi desproporcional.

Abraços a tod@s.



&*&*&*




BE


Nome: Benedita Perez Pignone
Cidade: Trajano de Moraes – RJ
Idade: 75 anos



Foi muito bom participar desse concurso. Poesia é a pureza da memória e nesse concurso eu pude exercitar bem isso.
Foi fundamental esse concurso para discutir poesia e como ela deve ser bem escrita. Todos os poetas aprenderam muito mais a serem poetas.
Parabéns pelo blog e pela organização. Adorei participar!





&*&*&*




CACHORRO DE RUA


Nome: Francisco Lima
Cidade: Niterói – RJ
Idade: 56



Queria parabenizar a todos que de alguma forma contribuíram para esse lindo evento
sua forma de conduzir o certame foi impecável
limpa e imparcial
só lamento não ter contribuído como gostaria
me faltou tempo para me dedicar as criações
toda as vezes em que recebi pedradas foi merecido
o Felipe pra mim foi o cara no julgamento
ele sempre colocou o dedo na ferida
quando fiz uma emenda ele logo desvendou
quando fiz colagem ao invés de poesia ele logo acusou
e estava certíssimo
peço desculpas mas como disse antes foi falta de tempo mesmo para me dedicar
mas quando pude fazer sempre procurei o melhor
me sinto gratificado por tudo
mesmo não estando a altura dos participantes
poetas belíssimos de olhares e pensamentos aguçados
feito aves de rapina
pessoas de almas leves
o rio esconde o ouro mas o bom garimpeiro sabe onde procurar
penso que sobre os temas não deveriam ser conduzidos e sim deixar q cada um mostre e confronte seus livres pensamentos....se um cara quer fazer poesia sobre o mar...que faça...se outro quer falar das nuvens...que fale....o importante e a criação....porque de repente o tema
é pedra....e a poesia sobre a pedra não sai....mas tudo bem...e só um pensamento ok irmão....um bjo no seu coração...extensivo a família



&*&*&*



SCOTT B. COFFE


Nome: Ricardo Thadeu
Cidade: Riachão do Jacuípe – Ba
Idade: 22 anos




&*&*&*






REYÚ MAÔRO


Nome: Yure Romão
Cidade: Rio de Janeiro – RJ
Idade: 20 anos.


Gostei muito de ter participado deste Concurso e para mim foi uma experiência excelente, pois nunca tinha participado de um Concurso de Poesia escrita antes. Aprendi muito com os comentários e críticas e principalmente com os textos dos outros poetas, que sempre traziam perspectivas diferentes da minha e inovadoras!
Normalmente trabalho com a poesia oral e suas diferentes formas de recitação, mais especificamente a Poesia ''Slam", que tem como principal objetivo trabalhar as sonoridades e as performances, misturando teatro, música, poesia e outras artes. Desta forma, este concurso foi um desafio para mim, pois tive que adaptar o meu estilo de criar poesias e acredito que isso tenha sido incrível para minha formação!

Muito obrigado à todos pela oportunidade, pelas trocas, pelas críticas e Parabéns à todos pelo belo percurso que traçado!







&*&*&*


Atenção:


Amanhã, domingo, dia 03/06/2012, postaremos as notas da última rodada do Iconcurso LínguA’fiada de Poesias juntamente com a classificação definitiva.
Roam as unhas, descabelem-se, mas esperem mais um pouquinho só.


Grande BEIJO pra todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário